segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Prometeu Desacorrentado de David Landes


No livro, "Prometeu Desacorrentado", David Landes analisa de forma romanceada a Revolução Industrial desde 1750 até os nossos dias atuais, onde a capacidade de criação das pessoas é o que explica a industrialização e a modernização, além das condições sociais, econômicas e institucionais. Para Landes a Industrialização depende da iniciativa individual, da valorização da eficiência e da racionalidade. Segundo ele é um comportamento baseado na ética profissional e da eficiência que faz com que o capitalismo floresça e dê frutos. No livro Landes passa boa parte demonstrando como este "comportamento capitalista" detinha todas as condições de desenvolver-se na Inglaterra e não em outros países mais avançados como a Holanda ou até mesmo a França. Para ele foi este comportamento que fez com que a Inglaterra fosse o palco da Revolução Industrial.

 No livro Landes explica todas as condições presentes para o sucesso do capitalismo inglês, como a exploração do capital, a acumulação primitiva, além do ouro e outras riquezas ganhas com a exploração de dívidas de países europeus e colônias. Mas para Landes não basta analisar somente as condições básicas do sucesso inglês, ele vai além e demonstra como a ciência e as tecnologias acabaram por dinamizar e revolucionar o processo produtivo. É claro que a ciência por si só não traz benefícios econômicos é preciso os processos aplicados e engenharia que proporcionam a aplicação de conceitos científicos no processo produtivo. No livro Landes procura explicar todas as histórias das culturas técnicas e processos industriais.

Um segundo tema do livro refere-se ao papel das condições estruturais nos processos econômicos. Pois para Landes não foi a industrialização que destruiu as relações campesinas onde o homem foi obrigado a sair do campo para a cidade, pois elas continuaram a existir. Landes tenta desconstruir a imagem do homem sem iniciativa e vontade onde as condições econômicas e origens determinam o seu destino.

Em outro ponto do livro Landes analisa as relações do Estado com o planejamento econômico e a liberdade e criatividade dos empresários. Pois Landes defende a tese do liberalismo econômico onde o Estado não deve interferir nos rumos da economia, onde quanto mais desenvolvida uma economia menor será a interferência do Estado. Em uma área, entretanto o Estado é importante: na educação, pois assim o Estado fornece a base para que uma sociedade desenvolva os alicerces necessários ao desenvolvimento da criatividade e liberdade tão essencial ao desenvolvimento.

No livro de Landes, o Prometeu Desacorrentado significa a liberdade da criatividade, da iniciativa e de inventividade do ser humano. Landes acredita que essa é a verdadeira fórmula do desenvolvimento humano e capitalista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário