quarta-feira, 2 de maio de 2012

PRODUTOS AGRÍCOLAS MAIS SAUDÁVEIS E MAIS BARATOS

        Para que as pessoas de hoje e do futuro não passem pela crise na alimentação, o sistema agrícola deve ser eficiente e não deve fazer uso de agrotóxicos, pois estes podem causar doenças. Os produtos orgânicos são mais saudáveis, no entanto estão mais susceptíveis a pragas, por outro lado os produtos trangênicos desenvolvem novas espécies de frutas, verduras, legumes e cereais, mudando-as em sua integridade. Qual seria a solução?
        Estamos caminhando para uma grande crise na alimentação mundial, isso porque não conseguimos mais produzir todos os alimentos de que precisamos. Segundo estatísticas, dentro de poucos anos o número de pessoas na Terra aumentará tanto que a agricultura produzindo todos os cereais mais diversificados possíveis, não serão suficientes para abastecer os países.
       Visando solucionar esse problema, as produções agrícolas recebem altas doses de pesticídas, agrotóxicos e fertilizantes artificiais, visto que a produção tem que ser resistênte a pragas e ao mesmo tempo seus frutos devem ser grandes e suculentos em poucos meses.
       Isso tudo porém, prejudica a saúde, já que esses produtos para tornarem a produção melhor tem propriedades agressivas, venenosas e acumulativas no organismo humano que podem causar câncer.

                               


Os alimentos orgânicos que são aqueles que não levam pesticídas são muito mais saudáveis mas, por se tratar de alimentos naturais e com método de produção tradicional, podem demorar mais tempo para estarem prontos para o consumo e podem ser destruídos mais facilmente por pragas e efeitos climáticos, isso os tornam produtos mais caros e de díficil acesso a maior parte da população.
Por outro lado os trangênicos, que são alimentos que sofrem mudanças em seus códigos genéticos, tem características como sabor e aparência modificados, deixando suas origens singulares de lado.
O professor suiço Klauss Ammann e os geneticístas Pamela Ronald e Raoul Adamchak acreditam na junção dessas duas ideias, trangênicos e orgânicos ao mesmo tempo, como solução para agricultura do futuro.
No entanto, alguns estudiosos ainda são resistentes a ideia da junção de modos de produção tão concorrentes.
A proposta é fazer com que os alimentos continuem nutritivos e saudáveis como os orgânicos mas, agora recebendo modificações genéticas para se tornarem mais resistentes a agentes externos o que consequentemente tornaria a produção mais rápida e mais economicamente viável ao consumidor final como o acréscimo de não prejudicar em nada a saúde, pois os itens agrícolas ficariam livres dos produtos químicos.
Dessa forma as gerações futuras não precisarão sofrer com a escassez e com doenças provenientes da alimentação que a nossa geração tem sofrido.
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário